Ruinas, reconstrução, coletividade e individualidade

Palavra aos abuenses geração 70-80, sec.XX, reunidos em  Atibaia, SP,  em 23-25 ago. 2013 – Ageu H.L.

Sentidos de um encontro

– Mobilização afetiva, memória, ajustes de imagens passadas com  o presente, estranhamento, surpresa, admiração, constatação de passagem do tempo   sobre  os corpos, histórias de vida entrelaçadas com a história maior, desejo de comunhão, unidade espiritual, amizade.

– Trocas simbólicas, reforço na fé, da esperança e do amor, nascidos e mantidos em Cristo; reforço de identidade cristã. Tempo facilitador para retomada de  tantos bons propósitos tidos na juventude, agora temperados com a maturidade.  Anos contados, atualizações sobre o outro, sínteses do vivido, troca de sabedoria,  e algumas saudades daqueles que já partiram para o Eterno. 

– Betinha, Dionísio Pape,  Sônia e Péricles Couto, Robinson Cavalcanti, John Stott, Mauro das Massas, Wayne Bragg, Karl Lachler …  mais os familiares e amigos queridos. Existências transformadas, trans-as-cendidas, recolhidas pelo Senhor. Ec 12. 5b-9; Sl. 90.12;

– O mundo está maluco ou nós é que estamos mais noutro mundo, desatualizados com certas categorias do presente? Diversificação das formas de perversão e violência, paradoxalmente mais do mesmo, desde o Éden, comprovando diariamente o postulado bíblico da queda, pelo pecado. O individualismo materialista atacado desde a antiguidade pelo profeta Ageu (1.2-9): descuido com o comunitário, familiar até, … “não é tempo de reconstruir o templo … cada um cuida da sua vida” , investimento para aumentar patrimônio, desligados do projeto comum, onde o templo era símbolo da unidade nacional e espiritual.

Algumas provocações do profeta Ageu    Figuras reveladoras: 

*templo em escombros > casas luxuosas de uns, pobreza de outros [1.2-6]. Consequência coletiva de práticas individualisticas: [1.10,11; 2.15-17]. Meus projetos e relações com a comunidade.

*memória e reflexão>  Pensar, analisar, refletir,reconhecer faltas [v.5-7]. Como tem sido minha caminhada na vida? Como me relaciono com Deus? Como sou com os demais? Rm 13. 8-10: “amar é obedecer a toda a lei” O que está desmoronado em mim? em meus relacionamentos?

Que mudanças preciso encarar? [ I Jo 1.7-9].

*construção,  plantação, alimentação, vinho figos, romãs, oliveira [2.18-19].

* Triunfo sobre o mal [2, 21,22].

-A glória dos atos justos e iniciativas éticas  humanitárias dos que honram a humanidade mostrando a imago Dei plena de potencialidades de bondade, justiça, graça, gentileza.

-Perseverança no caminho  Ap. 2.1-7  suportar provas, desafios, em nome do Senhor e perseverar no espírito do primeiro amor, mantendo acesa  chama do Espírito (I Ts 5.19-23), cumprindo até nosso último dia  uma existência esperançosa, abençoadora, e anunciadora da graça de Deus a todos, em Jesus.

Anúncios

Sobre Ageu

Psicólogo heterodoxo, com pensamento imaginativo e contradições várias. Militante social animado pelos profetas bíblicos. Aprendiz no amor e na caminhada cristã. Peregrino rumo à eternidade, na expectativa do novo céu, nova terra e nova humanidade.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s